sábado, 3 de novembro de 2012

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PLANO DE DEUS

 A família é um alicerce para a humanidade, e existem movimentos orquestrados para degradá-la.

Neste estudo quero enfatizar o grande zelo de Deus com a família, e lembrar que temos um inimigo que também sabe o valor desta instituição, Satanás.( Gn.3:1-6 )

A família foi a primeira instituição criada por Deus (Gn.2:18-25 ), e sempre teve um papel fundamental para a humanidade. Deus criou Adão e lhe deu uma esposa, Eva, e aí está a primeira família da terra.

Um outro exemplo da importância da família para Deus é o de Noé, que também teve uma grande missão a cumprir para o Senhor. Noé tinha esposa e filhos, ou seja uma grande família, e quando o dilúvio chegou, Deus pede para Noé entrar na arca com a sua família ( Gn.7:1 ). Aqui nós podemos ver também o grande zelo de Deus com a família e a sua grande importância, e na verdade se nós analisarmos veremos que esta grande família era formada por quatro famílias ( Gn.7:7 ). Deus aqui mais uma vez nos mostra a importância desta instituição para a humanidade.

Mais um exemplo do zelo de Deus com a família é o de Abraão, que também teve um papel fundamental na história da humanidade e no plano Divínio da eternidade.
Como Adão e Noé, Abraão também tinha uma família ( Gn.12:11 ), ou seja, uma grande  missão para um pai de família ( Gn.18:19 ). A promessa feita a Abraão passou a seu filho Isaque ( Gn.17:21 ), que também teve a sua família ( Gn.24:67 ), e não podemos deixar de citar aqui a Jacó, pai de doze homens que formaram as doze tribos de Israel. Grandes Patriarcas.

Vamos agora ao Novo Testamento, onde se cumprem grandes e profundas coisas.
Um supremo exemplo do valor da família para Deus é Jesus. Jesus nasceu no seio de uma família  ( Mt.1:18-19 ), Jesus teve um lar ( Jo.1:38-39 ), e teve exemplos de "pais" ( Lc.1:28 ; Mt.1:24 ).
Ou seja, o grande criador quando se fez carne habitou no seio de uma família.

Então valorizemos também como Deus a família e zelemos como Deus por esta tão antiga e importante instituição.
Amemos o Senhor sobre todas as coisas e amemos nossa família.
Coloquemos Deus em primeiro lugar em nossas vidas, a família em segundo, e em terceiro as demais coisas como Igreja, trabalho, etc.. .

 Lembre-se que temos um adversário chamado diabo ( I Pe.5:8 ), que conhece o poder de uma família, e que desde o princípio luta para acabar com ela ( Gn.3:1-24 ) , ( Gn.4:1-8 ).

O diabo sabe que tudo começa em casa, até mesmo nosso ministério e obra no Senhor ( I Tm.3:4-5 ), ( Tt.1:5-6 ), ( I Tm.5:8 ).

Cuide de sua família ( I Co.7:2-5 ), ( I Co.7:33-35 ), zele com zelo de Deus  por sua família ( II Co.11:2-3 ), tenha tempo para sua família ( Gn.26:8 ), ame sua família ( Ef.5:25-33 ), ( Cl.3:21 ), e que Deus nunca falte em sua casa ( Sl.127:1 ), ( Gn.18:19 ).

Que esta breve reflexão nos leve a cultivar e aproveitar mais nossa família, e entender um pouco mais sobre a importância da família no plano de Deus, e o grande zelo de Deus com esta instituição que Ele próprio criou.

E se você por alguma circunstância está só, lembre-se, existe a família de Deus te esperando ( Ef.2:19 ), e saiba que o Senhor quer te dar uma bela família ( Sl.68:6 ).

Que Deus abençoe você e sua casa.


Pr. Marco.

2 comentários: