segunda-feira, 5 de novembro de 2012

BUSCANDO O REINO


Quero compartilhar com este estudo algo em relação ao que me vem ao coração sobre o que é buscar o reino de Deus em primeiro lugar em nossas vidas.

Muitas vezes quando meditamos em Mt.6:33, logo pensamos no fazer a obra de Deus: Visitar, evangelizar, aconselhar, participar de uma vigília. No entanto vejo que não é só isso.

A Palavra do Senhor nos mostra uma igreja em Ap. 2:1-5 que estava trabalhando muito mas  não estava agradando ao Senhor.

Quando falarmos no reino, temos que ir mais além do trabalhar na seara do Senhor.

Buscar o reino de Deus é viver a palavra do Senhor em toda a sua plenitude ( II Tm. 3:16 ).

Em Mt.6:10, Jesus cita o reino e a vontade de Deus em nossas vidas, assim na terra como no céu. Deus quer que vivamos aqui na terra como é la no céu, ou seja, Deus quer que nossos lares sejam um pedaço do céu aqui na terra, que o nosso deitar e levantar seja o céu em nossas vidas.

Em Dt.11:18-21 o Senhor nos fala em estar assentado em nosso lar, ensinando aos nossos o caminho D'ele. Quando estamos com nossa família não estamos perdendo tempo, estamos fazendo a vontade de Deus e buscando o seu reino.

Quando estamos fazendo bem o nosso trabalho como em I Pe.2:18, estamos buscando o reino.

Em Jo. 13:34, Jesus nos pede e ensina a amarmos uns aos outros. Quando estamos participando com nossos irmãos de algum momento de descontração, como um churrasco, um almoço, uma festa de aniversário, ou um simples bate-papo não estamos perdendo tempo, estamos vivendo a palavra do Senhor. Jesus tinha amigos, Marta, Maria, Lázaro, e quando passava por Bethânia ( Lc.10:38, Jo.12:1-2 ) não perdia a oportunidade de estar com esses seus amigos.

As vezes pensamos que tomar um sorvete com a família ou com os irmãos é perda de tempo, e até mesmo que é pecado. Não podemos dizer que não temos tempo para a família por causa do reino, e se esquecer que a família está inserida no contexto reino.

Vamos agora meditar na parte b de Mt.6:33.
Quando Jesus diz que todas estas coisas vos serão acrescentadas, ele está falando das coisas que o Pai celeste sabe que necessitamos ( Mt.6:32 ), ou seja, Deus conhece os nossos desejos e necessidades, sabe quantos fios de cabelos tem em nossas cabeças , e sabe tudo o que sentimos ( Sl.37:4 ), por isso é que Ele acrescenta. Deus é um Deus de galardões ( recompensas ).
Jesus diz que quem o coloca em primeiro lugar receberá cem vezes tanto neste século ( Mc.10:30 ).

Agora o que temos de entender é que se Deus, que sabe do que necessitamos  nos acrescenta, é porque Ele quer que desfrutemos destas coisas. Deus não te da uma esposa para você não ter tempo para ela ( Ef.5:25-33 ). Deus não te da um carro para ficar na garagem, e nem dinheiro para ficar investido em coisas que você e nem ninguém aproveita ( Mt.6:19-21 ), ( I Jo.3:17 ), ( Tg.2:15-16 ).

E como desfrutar?
Em primeiro lugar temos que ter a certeza de que foi Deus quem nos acrescentou.
Em segundo, temos que aprender como desfrutar. Não podemos deixar a benção virar maldição em nossas vidas. A palavra  diz em I Co.7:31 que não podemos abusar deste mundo, e nem dar ocasião a carne. ( Gl.5:13 ). Por exemplo: Você não vai tomar um sorvete com a família ou irmãos no horário do culto.
Viver as bençãos do Senhor não é proibido ( Is.1:19 ), o grande segredo é saber como viver.

Talvez o que você precise não é o que eu preciso. Talvez o que nós pensamos ser necessário em nossas vidas, não seja ( Mt.6:32 ), ( Sl.23:1 ), ( Hb.13:5 ).

O que eu quero deixar em destaque aqui é que nós podemos e devemos usufruir das bençãos de Deus em nossas vidas. Se vier as adversidades vamos confiar e glorificar ao Senhor ( Jo.16:33 ), ( Sl.34:19 ), vamos estar instruídos a padecer necessidades se preciso for, mas vamos também estar instruídos a ter em abundância ( Fp. 4:12). Lembre-se sempre, que ninguém, nem benção, nem sonho, ou projeto pode ser mais valioso do que Jesus em nossas vidas. Mas não vamos confundir, buscar o reino não é só  se limitar em trabalhar na seara do Senhor. Buscar o reino é viver o evangelho em toda a sua plenitude, e isso é muito importante para o seu desenvolvimento na obra de Deus. Pois as pessoas estão olhando para nós ( At.2:47 ), e Deus nos pede para sermos exemplo em tudo ( I Tm.4:12 ), ( Tt.2:7-8 ), ( Cl.4:5-6 ).
Jesus nos ensinou que temos que servir a Deus com entendimento ( Mt.22:37 ), para fazer a obra temos que ser exemplo, principalmente os líderes de frente .

É certo que precisamos nos esforçar na obra do Senhor ( I Co.15:58 ), ( Jr. 48:10 ), e não quero ir de encontro a pensamentos diferentes, mas não se esqueça, as pessoas estão vendo como você trata o seu trabalho, seus relacionamentos de amizades, sua família, ou seja, a sua maneira de viver o evangelho em um todo, é que vai definir o sucesso do seu trabalho na Seara do Senhor ( Mt.5:16 ).

Buscar o reino é viver a plenitude do Evangelho.

Ame sua família, ame a igreja, honre seu trabalho,ame seus irmãos, e ame a JESUS sobre todas as coisas.

Que Deus abençoe a todos.


Pr. Marco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário