sábado, 9 de fevereiro de 2013

HERMENÊUTICA

O que é hermenêutica?

"Hermenêutica é a área de estudo teológico que fornece as regras para a
Interpretação correta dos textos bíblicos."


Outra definição: "É a arte de interpretar a Bíblia". Ou ainda: "É a ciência da
interpretação Bíblica".


Objetivos da Hermenêutica:
-Ensinar ao aluno a interpretar textos bíblicos.
- Ser a base de todo sistema teológico.
-Analisar as diversas interpretações existentes.

A hermenêutica e a exegese, são fundamentais para o cristão que deseja andar conforme a palavra de Deus realmente ensina.

Muitos líderes não tem dado a importância devida a hermenêutica, e tem cometido erros terríveis.

Por exemplo: Alguns líderes dizem que mudar de denominação é como rebelião. E por falta de conhecimento sobre a hermenêutica e a exegese usam até o texto de Nm. 16, que trata de uma rebelião de Coré, Datã e Abirão contra Moisés.

Vamos analisar este texto: Nós vemos neste texto que Coré, Datã, e Abirão duvidaram que Deus havia estabelecido Moisés como líder, e Moises deixa bem claro no versículo 10 que o que eles queriam era o Sacerdócio ( Nm. 16:3-10 ).

Em momento nenhum dessa passagem nós vemos Coré, Datã, e Abirão falando a Moisés que queriam ir para outra tribo ( denominação ). Ou seja, é um texto que não tem nada a ver com quem muda de denominação.

 Um outro texto usado erroneamente é o de Hb.10:25, "Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia". O contexto desse versículo fala de alguém que está naufragado na fé, e deixou de congregar, de ter comunhão com os irmãos e voltou a prática do pecado. Não fala de alguém que mudou de denominação e está servindo ao Senhor em outra denominação. Há poder no sangue de Jesus.
 O texto encerra muito claro no versículo 39, falando de quem se retira para perdição. Não de quem muda de ministério. 

Texto sem contexto é pretexto para heresia. E é o que realmente tem acontecido com muitos líderes, que fazem as pessoas se sentirem presas e devedoras a seus ministérios. 

E o pior é que muitos desses líderes que dizem ser rebeldia mudar de ministério vieram de outros ministérios, e tem quase todas as pessoas de sua base de liderança que vieram de outros ministérios também. Ou seja, é rebeldia quando alguém sai do seu ministério, mais quanto a eles e seus líderes que vieram de outro ministério é benção de Deus. Mas a bíblia diz que Deus não faz acepção de pessoas. Isso indica que o texto sem contexto gera heresia, e a heresia gera cegueira. Isso é cegueira e domínio.

Por isso a hermenêutica é tão importante. Assuntos sérios como este sendo tratados de forma errada por falta de conhecimento da hermenêutica e da exegese que interpretam o texto com seus contextos. Por isso precisamos nos dedicar mais a meditação da palavra ( Js. 1:8 ), para não enganar e nem sermos  enganados.




Obs.: Não se muda de denominação como se muda de roupa. O assunto em questão diz respeito a situações que tornam impossível a permanência em um ministério.

Permanecer em uma igreja envolve muitas provas que são fundamentais para o nosso crescimento pessoal e ministerial. Sem esse discernimento, muita coisa pode ser retardada e abortada em nossas vidas.
Precisamos discernir com muito cuidado qual é a liderança que Deus tem para estarmos sujeitos, e, caso seja necessário uma mudança devemos sabiamente fazê-lo. ( Pr. Coty ).



Que Deus abençoe a todos.

Pr Marco.





Nenhum comentário:

Postar um comentário