terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

EXEGESE

Exegese é a ciência de interpretar um texto , de acordo com a língua original na qual foi escrito .

Hermenêutica ensina que texto sem contexto dá lugar a heresias .

Se alguém quiser pegar um texto isolado (como fazem os legalistas ) e dele fazer doutrina para a igreja , vamos nos tornar heréticos , deturpando a Bíblia .

Por exemplo: Alguns " legalistas " modernos gostam de usar o texto de 1Pe 3.3-6, para impor regras e leis, deturpando até o sentido exato da Bíblia .

O texto diz : " O enfeite delas não seja o exterior " . Ele não está dizendo que é proibido. Está dizendo que não deve ser prioridade . Existem coisas superiores e mais edificantes para se priorizar como um espírito manso e quieto e a submissão ao marido .
Pedro está advertindo ao crente para não se deixar levar pela beleza de uma gravata , um terno, ou um vestido caro . Não está proibindo o uso de tais objetos . Mas o cristão não deve ser admirado pelo seu vestir , pelos seus bens materiais , por um adorno, mesmo que seja uma jóia cara . ( Pr. Silas Malafaia ).



Outro exemplo: II Jo 1:10-11 ( Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras ) , Alguns líderes usam estes textos para impedir que seus membros conversem com pessoas que saíram de seu ministério para outro ministério. Isto é o absurdo da falta de conhecer a exegese e a hermenêutica, que ensinam a interpretar o contexto e não ficar só em um versículo isolado. Na verdade este texto está falando de alguém que nega que Jesus veio em carne ( II Jo. 1:7 ), e de pessoas que seguem doutrinas hereges ( II Jo. 1:8-9 ). Não está falando de alguém que muda de ministério, mais sim de alguém que abandona a fé em Jesus Cristo. 

Vemos isso através da aplicação da exegese e hermenêutica, subindo alguns versículos e analisando o contexto: 

 "Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo.
Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganho, antes recebamos o inteiro galardão.
Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho.Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis.
Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras". ( II João 1:7-11 ).





Outro exemplo: O próprio diabo tentou usar a palavra para forçar Jesus a fazer o que não era preciso em Mt.4:6.

 " E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: "Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra".

O diabo disse que estava escrito, e realmente está escrito em Salmo 91:11-12. 
O que o diabo fez foi usar um texto sem contexto com Jesus, ou seja, sem a aplicação da exegese e da hermenêutica. Mas Jesus usou estes recursos e disse: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.

 "Não tentareis o SENHOR vosso Deus, como o tentastes em Massá". Dt.6:16. 

Aqui, Jesus nos ensina sobre o uso destes recursos para também não sermos enganados.


Com estes exemplos vemos o quanto é importante o uso da exegese e da hermenêutica para não sermos enganados, e também não ficarmos ensinando coisas erradas. ( Pr. Marco ).



Obs.: Sei que muitos fazem uso errado das escrituras por má fé ( Fp.1:17-18 ). Outros porque realmente não querem aprender ( Pv. 15:33 ). 
Mas há também aqueles que fazem de boa fé, achando estar certo, e só precisam  renovar o entendimento para a graça do que é servir a Jesus.


Que Deus abençoe a todos.

Pr. Marco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário