domingo, 2 de dezembro de 2012

A BÍBLIA. FORMAS DE INTERPRETAÇÃO


A Bíblia é um manancial com, 66 livros, 1.189 capítulos, e 31.103 versículos.
 Ela nos orienta quanto à maneira de sair do caos que o pecado nos causou. Todo e qualquer problema pessoal encontra a solução em Cristo, que é nossa Vida.

Ao manusear as páginas sagradas, podemos contar com a presença do Espírito Santo, o Autor das Escrituras. Nas Escrituras o Espírito Santo revela todo o propósito de Deus através dos séculos.

 E para os amantes de Deus e da sua Palavra que querem servi-lo com todo o entendimento como Jesus disse, é preciso manejar bem a palavra da verdade ( II Tm 2.15 ), e sempre crescer na graça e no conhecimento do Senhor Jesus ( II Pe. 3:18 ).

Neste estudo, que, estaremos dividindo em algumas partes, aprenderemos um pouco mais sobre como estudar e manejar a palavra de Deus.

O objetivo aqui é para que não caiamos nas heresias,  e não sejamos levados por vento de doutrinas, pois o apóstolo Pedro nos avisa sobre alguns que torcem e deturpam a Palavra de Deus ( II P. 3:16 ).

 Texto sem contexto é pretexto para heresia.



Começaremos com as formas de interpretação da Bíblia.

                                         TRÊS FORMAS DE INTERPRETAÇÃO DA BÍBLIA:

a)- Literal.
b)- Figurada.
c)- Simbólica.


                                                                       LITERAL:
A Interpretação Literal significa dar à passagem em questão uma interpretação comum, de bom senso, em que as palavras são tomadas no sentido usual e costumeiro. É segundo a "letra".
Ex.: Ele rachou a cabeça de tanto estudar: Não se trata de uma interpretação literal.
Mas, Ele caiu da bicicleta e rachou a cabeça já se trata de uma interpretação literal.

Uma ilustração bíblica da interpretação literal é a passagem em Lc. 1:31-32 que fala clara e literalmente que Cristo nasceria da Virgem, seria chamado o Filho de Deus.

 Esta regra de interpretação literal é a regra recomendada na maioria dos casos. Devemos usá-la sempre que for possível. Mas há passagens que não se podem interpretar literalmente, por seu conteúdo, ou por outras razões óbvias que fazem-nas exigir uma interpretação figurada ou simbólica.



FIGURADA:
 A Interpretação Figurada se dá às passagens que empregam figuras de linguagem.
 Por exemplo: em Hb.4:7 o apóstolo nos exorta: "... não endureçais os vossos corações", em Jo.10:9, Jesus disse: "Eu sou a porta", e em Jo. 6:48, Ele disse: "Eu sou o pão da vida". 
Naturalmente, tais passagens não significam que os nossos corações sejam fisicamente endurecidos, mas sim que sejam sensíveis ao toque do Espírito de Deus, nem que Cristo é uma porta de madeira, ou do curral, mas sim que Ele é a porta de entrada para a vida eterna. Semelhantemente, Ele não é um pão literal, e, sim, como pão que sustenta espiritualmente aquele que D'Ele se alimenta. 


SIMBÓLICA:

A Interpretação Simbólica é o que usamos quando se trata de objetos animados ou inanimados, que se usa paralelamente a fim de esclarecer o assunto.

Nos capítulos 2 e 7 de Daniel encontramos este tipo de interpretação, usado pelo próprio Espírito Santo. Os reinos gentílicos mundiais desde o babilônio Nabucodonosor até ao tempo do retorno de Cristo são representados pelos vários metais da grande estátua vista pelo monarca e depois pelas várias feras vorazes que o profeta Daniel viu.

Convém lembrar que, mesmo na interpretação figurada ou simbólica, devemos sempre procurar a verdade literal, a mensagem divina, contida na passagem em apreço.




Fica nesta primeira parte,um estudo de fácil compreensão, mas de profunda importância para estudarmos a Palavra do Senhor.


Que Deus abençoe a todos.                                                                       
                                                                                                                          Pr. Marco.

 O Plano Divino Através dos Séculos.

10 comentários:

  1. O Blog. https://maiorsegredodahumanidade.blogspot.com.br/ “comprova” que a igreja representa a força espiritual denominada de Egrégora (abaixo) e não a reunião de pessoas físicas num templo feito por homens (Atos 17:24).

    Egrégora, ou egrégoro (do grego egrêgorein, «velar, vigiar»)*, é como se denomina a força espiritual criada a partir da soma de energias coletivas (mentais, emocionais) fruto da congregação de duas ou mais pessoas.

    *ou, vigiai e orai (Marcos 14:38).

    João Elias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Este pequeno estudo é para que iniciantes nos estudos da palavra de Deus possam ter uma noção de interpretação da Palavra! Seu comentário é bem vindo, mas acho meio complicado, principalmente para iniciantes nos estudos da Palavra. Mas obrigado!

      Excluir
  2. A Bíblia é TOTALMENTE SIMBÓLICA. Veja: O ELO PERDIDO (2018)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não concordo! Jesus comia peixe. Isso é literal. Mas obrigado pelo comentário!!

      Excluir
  3. Em qual dessas formas se encaixa a forma alegórica??? Ou pode ser considerada 4 formas de interpretar a bíblia???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Se você puder explicar a forma alegórica, todos juntos podemos analisar e chegarmos juntos a uma resposta! Obrigado!

      Excluir