terça-feira, 16 de abril de 2013

NÃO CONFUNDA

Buscar o reino de Deus e a sua justiça em primeiro lugar:

1 - Não significa só fazer a obra de Deus. Ou seja: evangelizar, visitar, participar de um culto, estar na escola bíblica. Tudo isso é muito importante, mas não é só assim que se busca o reino de Deus e a sua justiça. E é aí que muitos líderes estão errando, e perdendo suas famílias, quando a bíblia diz que é requisito de Deus que o Ministro de Deus tem que cuidar bem de sua família.
Alguns filhos de pastores por exemplo, não podem nem ouvir a palavra pastor, pois não conhecem seu pai, e sim o pastor que mora com eles.
Muitas esposas tem que marcar hora para falar com seu esposo, ou melhor, com o seu pastor.
Este engano tem levado muitos líderes a decadência. Se eles não conseguem cuidar da sua casa, como terão cuidado da casa de Deus? Líderes que acham que são só espírito, e não tiram férias. Alguns acham até que é pecado. Acreditam que tirar férias é se desviar. Nós ainda somos espírito, corpo e alma. Temos um corpo que precisa de cuidados e atenção. Um corpo com necessidades biológicas e fisiológicas.
Usam até base bíblica na passagem que Davi não foi para a guerra e pecou com Beteseba.
Nós temos que estar sempre apercebidos como disse Jesus, quer seja trabalhando na obra, quer seja descansando. Acredito que mesmo se Davi tivesse ido à aquela batalha, um dia um encontro com Beteseba aconteceria, pois ela era vizinha do rei.

Tais líderes até conseguem levantar uma liderança, mais não conseguem mantela, pois começam a invadir o espaço vital de sua liderança, e perdem o seu próprio espaço vital, trazendo um desgaste excessivo sobre seus liderados e sobre  si próprio. Ou seja, perdem o controle, e começam a usar até mesmo da força e da sua posição de autoridade para manter o grupo. O que prejudica a todos, e no fim a tendência é sempre os mais próximos se afastarem, pois a bíblia diz que a opressão faz endoidecer até o sábio.
Tais lideres chegam a se ensoberbecer, achando que a obra nessa terra foi delegada somente a eles, que a salvação do mundo está em suas mãos somente. Acham sempre que seu ministério é melhor e mais santo do que os outros, e passam a se dedicar a seus ministérios e não ao reino em geral.


2 -  Buscar em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, é viver a palavra de Deus em seu contexto geral, pois toda a escritura é divinamente inspirada. Quando tiramos tempo para nossa família estamos buscando o reino, pois a bíblia diz que os maridos devem amar e dar a vida por suas esposas. Os maridos tem que pagar a devida benevolência a suas esposas. A bíblia também diz que os pais tem que ensinar o caminho do Senhor a seus filhos, assentado na mesa, e andando pelo caminho com eles. E existem líderes que não tem tempo para jantar com seus filhos. Não tem tempo para passear e dialogar com seus filhos. E acreditam estar corretíssimos, pois entenderam que buscar o reino é só fazer a obra de Deus. Não tem tempo para seus amigos, nem para sua liderança, pois entenderam que buscar o reino é só fazer a obra. Ter uma família unida faz parte da obra, pois evangelizamos, e muito, através do nosso exemplo de vida.
E o versículo diz: buscar o reino de Deus e a sua justiça. O que é justiça, ou melhor o que é justo? Ter uma esposa sempre esperando o esposo que não tem tempo para ela? Uma esposa que prepara o almoço e o jantar para alguém que não tem tempo para almoçar nem para jantar com ela? O que é justiça, ou melhor dizendo, o que é justo? Ter um filho que sempre quando precisa de conversar com o pai, encontra um pastor? Um pastor que só sabe repreende-lo, e não consegue ouvi-lo.
Justiça vai muito além de só se fazer a obra. A bíblia diz que lá no céu habitará a justiça. Mas será que lá no céu vamos ter que continuar fazendo a obra? A biblia diz que lá os salvos descansarão de suas obras.
Os que não cuidam dos seus negam a fé e são pior do que os incrédulos.

Se buscar o reino e a sua justiça fosse só fazer a obra, correndo de um lado para outro, trabalhando incansavelmente pelo nome de Jesus, Deus não teria advertido a Igreja de Éfeso que estava fazendo assim.
Trabalharam muito mais tinham Deus conte eles, estavam caídos. Sem tempo uns para os outros, sem tempo para amar. Lembrem-se, o amor é expresso por obras. A bíblia diz: Irmãos não amemos só de boca e de palavras, mas amemo-nos por obras.
Não vamos ser como aquela Igreja que trabalhava tanto que não tinha tempo, acredito que nem para Deus, sim, sem tempo para Deus. Já ouviu falar na palavra ativismo. É tanta correria que não tem tempo nem para orar. E se não falamos com o dono da obra, começamos a fazer do nosso jeito, e aí temos que nos lembrar onde caímos, e voltar a praticar as primeiras obras.

Este é um conselho para nós. A igreja cresce mais o amor permanece.


Que Deus abençoe a todos

Pr. Marco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário