sexta-feira, 29 de março de 2013

PÁSCOA BÍBLICA


                                                                  Êxodo 12:1-51
...Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a PÁSCOA do SENHOR. ...

A páscoa foi estabelecida por Deus no Antigo Testamento ao seu povo de Israel, a milhares de anos, através de Moisés, como no texto acima citado. Foi uma maneira de se comemorar o livramento e a libertação do povo de Deus da escravidão no Egito. Um memorial para as gerações ( Ex. 12:12-14 ; Ex. 12:26-27 ).
Era preparada com um cordeiro, e servida com ervas amargas e pães asmos ( Ex. 12:8 ).


Já no Novo Testamento, a Igreja que foi estabelecida por Jesus ( Mt. 16:18 ), e feito parte da comunidade de Israel ( Ef. 2:11-14 ), comemora de uma maneira um pouco diferente.
Aqui o cordeiro deixou de ser um animal sacrificado e assado, como no Antigo Testamento ( Ex. 12:8 ).

O cordeiro agora é Jesus ( "No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo". Jo. 1:29 ).
 Ele foi sacrificado para que pudessemos nos alimentar Dele ( "Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa PÁSCOA, foi sacrificado por nós". I Co. 5:7  ).

No capítulo 6 do evangelho de João, Jesus fala da nescessidade de nos alimentarmos Dele ( "Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos". Jo. 6:53 ). Jesus falava de sua palavra que teríamos para seguir.

Os Judeus ficaram sem entender o que Jesus havia dito ( "Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como nos pode dar este a sua carne a comer"? Jo. 6:52 ), e muitos o abandonaram ( "Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele".Jo. 6:66 ).
E por o abandonarem, não tiveram a revelação do mistério, esclarecido por Jesus na última ceia ( PÁSCOA ) à aqueles que permaneceram com Ele ( "E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim.
Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós". Lc. 22:19-20 ). Ou seja. Quando estamos participando da ceia do Senhor, estamos participando da Páscoa Bíblica que foi estabelecida para o povo de Deus.

O apóstolo Paulo reforça isso em I Co.11:23-26 ( "Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;
E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.
Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.
Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha").

O pão e o cálice são a simbologia do corpo e do sangue de Cristo. Portanto, devemos valorizar a ceia do Senhor, e buscar entender a dimensão da seriedade que este momento represeta na vida do Cristão.
Jesus é o cordeiro. Jesus é a nossa páscoa.
Comemoremos a sua morte e ressurreição.


Que Deus abençoe a todos.


Pr. Marco.





Nenhum comentário:

Postar um comentário